InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe

Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes

Ir em baixo 
AutorMensagem
DuxBellorum

DuxBellorum

Número de Mensagens : 1243

Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes Empty
MensagemAssunto: Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes   Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes EmptyDom Nov 04, 2007 2:38 pm

Qual é o plural de fórum?

Resposta dada por Peixoto da Fonseca no sítio Ciberdúvidas:

Citação :
Na nossa língua há fórum (do latim forum) e o seu aportuguesamento foro, no sentido de praça pública na Roma antiga, forma esta preferida por Rebelo Gonçalves, talvez por ser mais fácil de lhe fazer o plural (foros). Com efeito, como em latim forum é do género neutro, o seu plural só pode ser fora. Um plural da adaptação portuguesa, por outro lado, só é possível em -uns, como em álbum, álbuns, o que, para um latinista, parecerá demasiado…

Qual é a expressão mais correcta? Depende: podemos dizer foros ou fora, consoante nos reportamos ao português ou ao latim.

A mesma situação se passa com a palavra curriculum. Em português, a palavra currículo tem o plural de curriculos. Em latim, o plural de curriculum será curricula.

Nihil est incertius vulgo, nihil obscurius voluntate hominum, nihil fallacius ratione tota comitiorum.
Ver perfil do usuário
DuxBellorum

DuxBellorum

Número de Mensagens : 1243

Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes   Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes EmptyDom Nov 04, 2007 2:57 pm

Um erro muito frequente tem a ver com a utilização da palavra "caracter". Uma vez uma amiga minha estava a falar dos caracteres (de escrita) chineses e eu lancei uma provocação, sob a forma de pergunta: qual é o singular de caracteres? Ela respondeu-me, como eu esperava, "caracter". Foi então que lancei o desafio: tenta encontrar um dicionário de Língua Portuguesa com a palavra "caracter". A minha amiga foi para casa e em vão procurou a tal palavra que julgava existir. De facto, na nossa língua não existe "caracter". Quer nos reportemos à personalidade de uma pessoa, um simbolo visual, uma marca ou uma letra, a expressão correcta é carácter.

O singular de caracteres é sempre carácter.

Nihil est incertius vulgo, nihil obscurius voluntate hominum, nihil fallacius ratione tota comitiorum.
Ver perfil do usuário

Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Troca da Pascoa 2009] O verdadeiro questionário da Páscoa
» [Dia da Mãe 2009] Questionário da Troca do Dia da Mãe
» O QUE É A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL Pergunta-se, "Porque crentes de várias denominações tradicionais, às vezes com dezenas de anos ligados às suas igreja, ao assistir apenas um culto na CCB abandonam de vez sua denominação e se unem a CCB, aceitan
» O CRENTE FARISEU E O CRENTE PÚBLICANO
» O que significa a "Coroa da Vida"?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: TEMAS :: Língua Portuguesa-
Ir para: