Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes

Ir para baixo 
AutorMensagem
DuxBellorum

DuxBellorum


Número de Mensagens : 1243
Data de inscrição : 03/03/2007

Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes Empty
MensagemAssunto: Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes   Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes EmptyDom Nov 04, 2007 2:38 pm

Qual é o plural de fórum?

Resposta dada por Peixoto da Fonseca no sítio Ciberdúvidas:

Citação :
Na nossa língua há fórum (do latim forum) e o seu aportuguesamento foro, no sentido de praça pública na Roma antiga, forma esta preferida por Rebelo Gonçalves, talvez por ser mais fácil de lhe fazer o plural (foros). Com efeito, como em latim forum é do género neutro, o seu plural só pode ser fora. Um plural da adaptação portuguesa, por outro lado, só é possível em -uns, como em álbum, álbuns, o que, para um latinista, parecerá demasiado…

Qual é a expressão mais correcta? Depende: podemos dizer foros ou fora, consoante nos reportamos ao português ou ao latim.

A mesma situação se passa com a palavra curriculum. Em português, a palavra currículo tem o plural de curriculos. Em latim, o plural de curriculum será curricula.
Ir para o topo Ir para baixo
DuxBellorum

DuxBellorum


Número de Mensagens : 1243
Data de inscrição : 03/03/2007

Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes   Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes EmptyDom Nov 04, 2007 2:57 pm

Um erro muito frequente tem a ver com a utilização da palavra "caracter". Uma vez uma amiga minha estava a falar dos caracteres (de escrita) chineses e eu lancei uma provocação, sob a forma de pergunta: qual é o singular de caracteres? Ela respondeu-me, como eu esperava, "caracter". Foi então que lancei o desafio: tenta encontrar um dicionário de Língua Portuguesa com a palavra "caracter". A minha amiga foi para casa e em vão procurou a tal palavra que julgava existir. De facto, na nossa língua não existe "caracter". Quer nos reportemos à personalidade de uma pessoa, um simbolo visual, uma marca ou uma letra, a expressão correcta é carácter.

O singular de caracteres é sempre carácter.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas sobre a nossa língua e erros frequentes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: TEMAS :: Língua Portuguesa-
Ir para: