Definições de alguns termos linguísticos
(divisões da linguística)
Fonética - Ciência que estuda as características físicas, articulatórias e perceptivas da produção e percepção dos sons da fala, e fornece métodos para a sua descrição e classificação. A fonética divide-se em três grandes ramos: 1) fonética articulatória; 2) fonética acústica; 3) fonética auditiva ou perceptiva.
Fonologia - Ramo da linguística que estuda os sistemas sonoros das línguas. Da variedade de sons que o aparelho vocal humano pode produzir, e que é estudado pela fonética, só um número relativamente pequeno é usado distintivamente em cada língua. Os sons estão organizados num sistema de contrastes, analisado em termos de fonemas, segmentos, traços distintivos ou quaisquer outras unidades fonológicas de acordo com a teoria usada
Morfologia - Disciplina da linguística que descreve e analisa a estrutura interna das palavras e os mecanismos de formação de palavras.
Sintaxe - Área da lingúistica que estuda as regras, as condições e os princípios subjacentes à organização estrutural dos constituintes das frase, ou seja, o estudo da ordem dos constituintes das frases.
Semântica - Área da linguística que estuda o significado tal como ele é estruturado nas línguas. O termo é usado de formas variadas em diversos campos, entre os quais é de salientar a filosofia e a lógica em virtude da sua relação com a semântica linguística. Em filosofia é dada importância fundamental à relação entre linguagem (ou língua) e mundo, assumindo formas diversas consoante a concepção filosófica subjacente (realismo, nominalismo, conceptualismo...). Em lógica, a semântica de uma língua ou de um sistema formal é sobretudo o estudo das relações entre o sistema (estudado pela sintaxe) e os seus modelos ou interpretações.
Lexicologia - Estudo teórico do vocabulário nos seus múltiplos aspectos como frequência, distribuição, conteúdo, autonomia ou dependência de uma gramática. De um modo geral, a lexicologia incorpora no seu domínio todos os processos de derivação. Na lexicologia são utilizadas várias metodologias que representam diferentes tendências como a lexico-estatística, a lexicologia estrutural e descritiva, a histórica, a social, etc.
Terminologia - Estudo científico das noções e dos termos em uso nas línguas de especialidade.
Estilística - Estilística é o ramo da linguística que estuda o poder de expressão duma língua, a sua capacidade de provocar sugestões e emoções usando certas fórmulas e efeitos de estilo.
Pragmática - Disciplina que estuda os princípios da linguagem em situação de uso, na qual o locutor, o alocutário e o contexto são as categorias principais que determinam a interpretação linguística. Para a pragmática o significado das palavras é uma função da acção ou acções que com elas se praticam ou podem praticar, tendo em consideração o modo como as influências contextuais determinam o modo de agir linguístico. Muitas das recentes discussões na área da pragmática derivam da necessidade de existência de uma teoria pragmática que tenha o seu lugar ao lado da sintaxe, da semântica e da fonologia numa teoria geral da linguagem.
Filologia - Disciplina histórica que reproduz ou reconstrói os textos do passado, identificando e definindo as suas coordenadas sincrónicas e diacrónicas, linguísticas e situacionais. Culmina na crítica textual.